2 de setembro de 2013

A minha paixão pela abóbora

A abóbora é uma fruta muito versátil na cozinha. Serve bem aos doces e salgados. 
É rica em fibras e água, é pobre em carboidratos e calorias. Dá pra ser mais perfeita! 
Como se não bastasse, dá uma textura cremosa a sopas e caldos, deixa encorpado e dá uma gostosa sensação de saciedade.
Por ser assim, pouco calórica, é ótima para dar uma aliviada na dieta, pois dá pra comer bastaste!
Uso com casca e aproveito as sementes torradas (sem sal!). Não faltam receitas deliciosas com essa delícia.
Vamos falar, então, dos tipos, das vantagens e ver algumas receitas.


Sobre abóboras... 

As abóboras são frutos nativos do “Novo Mundo”. Elas são encontradas em abundância por toda a América do Sul e há evidências de que eram consumidas nesta região há mais de 2000 anos. O explorador espanhol Francisco Pizarro descobriu as abóboras de inverno no Peru e levou as sementes de volta para sua terra natal. Arqueólogos desenterraram caules, peles e sementes de abóboras de verão nas cavernas sob as Montanhas Tamaulipas no México, que datam de 7000 a 5000 AC. Naquele tempo, os habitantes das cavernas começaram a cultivar abóboras, juntamente com feijões e pimentas.

Tipos de Abóboras
As abóboras de verão, são clarinhas por dentro, são encontradas durante os meses de verão e possuem um ciclo de vida menor que as abóboras de inverno. São as "abobrinhas" em todas suas variedades, com casca macia.
As abóboras de inverno (como a moranga e a abóbora de pescoço), são grandes e têm o exterior de cor amarelo intenso ou laranja. Seu interior é laranja escuro; esteticamente elas são um dos vegetais mais interessantes por seu tamanho avantajado.
As abóboras de inverno tendem a amadurecer mais que as de verão. Elas possuem a casca mais espessa e sementes mais grossas com a polpa entre o amarelo escuro e o laranja, e precisam ser cozidas por mais tempo. Apesar da maioria das abóboras de inverno estar disponível durante o ano inteiro, elas são melhores entre o começo do outono e o final do inverno.  Também podem duram por mais tempo, cerca de 3 meses, em temperatura ambiente, se não forem cortadas e permanecerem com o cabinho (cortadas ou abertas duram 3 dias na geladeira).


Alguns tipos de abóboras:
  1. Abóbora de Pescoço ou Abóbora Seca: Ela é a maior chegando a pesar 15kg, com casca verde escura com rajadas alaranjadas. Essa abóbora é fibrosa  e bem úmida, sendo ótima para pães, doces, salgados e também em saladas quando ralada fininha. 
  2. Moranga: Famosa pelo tradicional prato praiano “Camarão na Moranga”. Possui grumos e tem cor alaranjada, é usada principalmente para refogados e sopas.
  3. Abóbora Italiana: A mais famosa e fácil de encontrar, ótima para refogados, pode ser grelhada e recheada.
  4. Abóbora Libanesa: É semelhante a abóbora italiana e serve para ser recheada, refogada ou feita no vapor.
  5. Abóbora Japonesa ou Cabotía: Essa espécie é bem seca, uma mistura da abóbora de pescoço com a moranga, ela é usada principalmente para pratos salgados, purês e nhoques.
  6. Abóbora Paulista: É uma abóbora seca, idêntica a menina brasileira, só que colhida precocemente, seu peso não passa de 1,5kg e  pode ser usada em refogados e doces.
  7. Abobrinha Menina Brasileira: Ótima para refogados sua melhor época é em outubro.

Mantém a visão aguçada
Um copo de abóbora cozida ou em forma de purê contem mais de 200% do que o recomendado em vitamina A, o que ajuda a visão, segundo o National Institues of Health. O alimento também é rico em carotenoide, componente que garante a cor laranja, e betacaroteno, que o corpo transforma em vitamina A.
Ajuda na perda de peso
A abóbora é uma ótima fonte de fibras, e, além disso, é pouco calórica. Com isso, mantém a sensação de saciedade mesmo sendo leve. As dietas ricas em fibras parecem ajudar as pessoas a perderem peso. Um estudo feito em 2009 mostrou que pessoas que comeram uma maçã inteira antes do almoço consumiam menos calorias durante a refeição.
Sementes amigas do coração
Elas são ricas em fitoesteróis, que têm sido associados em estudos como redutores do colesterol ruim.
Reduz o risco de câncer
A abóbora possui o antioxidante betacaroteno, que atua na prevenção do câncer, de acordo com o National Cancer Institute.
Protege a pele
Os carotenóides presentes na abóbora têm o poder de neutralizar os radicais livres e e manter as células cancerígenas à distância. Além disso, ajudam no combate às rugas.
Melhora o humor
As sementes da abóbora são ricas em triptofano, um ingrediente importante na produção de serotonina, um dos principais responsáveis quando se trata de nosso humor. Um punhado de sementes de abóbora torrada pode ajudar a melhorar o dia.
Ajuda na recuperação pós-treino
Um copo de abóbora cozida tem mais potássio do que uma banana – 564 miligramas, enquanto a banana tem cerca de 422. Essa reposição é importante para equilibrar os eletrólitos pós-treino e manter os músculos funcionamento na sua melhor forma.


Tabela de valor Nutricional
Porção de 100g
* % Valores diários com base em uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades.
Rank de nutrientes:
NutrienteNutrienteHortaliças
Valor energético704º de 75653º de 89-
Carboidratos448º de 59941º de 89-
Proteínas662º de 72082º de 89-
Fibra alimentar226º de 44042º de 89-
Sódio652º de 66970º de 72-
Cálcio453º de 63574º de 88-
Vitamina C207º de 22971º de 77-
Piridoxina B6137º de 24841º de 69-
Ferro441º de 57462º de 88-
Magnésio487º de 57079º de 87-
Zinco447º de 54363º de 86-
Fósforo403º de 57044º de 87-
Cobre228º de 52331º de 84-
Manganês285º de 46873º de 85-
Potássio218º de 57539º de 87-
Lipídios483º de 53064º de 80-
Fibras solúveis134º de 24747º de 69-

*Minha Sopa de Abóbora

500g de abóbora japonesa
200g de frango (eu uso sobrecoxa)
temperos que preferir (não vivo sem cominho e pimenta)
1 litro de água
depois:
1 xícara de cottage ou ricota amassada

Lavo bem a casca da abóbora, removo partes que estiverem feias, removo as sementes (guardar para torrar depois), pico em pedaços grandes. Tiro toda pele e gordura aparente do frango. Levo ao fogo em panela de pressão, cozinhando na pressão +/- 30 minutos. Deixo esfriar e bato no liquidificador com cottage ou ricota, acerto o tempero e, às vezes, precisa colocar mais água, pois fica bem cremoso.
Demais de fácil e demais de gostosa!

*Doce de Abóbora

500g de abóbora pescoçuda sem casca e picadinha
canela em pau
cravo da índia
adoçante de forno e fogão
1 xícara de água
Essa não dá pra ser mais fácil! Põe tudo numa panela, cozinha em fogo baixo desde o início, mexendo pra dar a textura, até ficar do seu gosto, mais ou menos cremoso. Eu coloco o adoçante só no final, aos poucos para não exagerar, pois o exagero deixa gosto amargo. 
Pode colocar coco? depende do tanto de calorias que você quer ou pode comer.
=> uma fatia de ricota light com uma colherada desse doce... experimente e me conte depois!


Nenhum comentário:

Postar um comentário