28 de abril de 2014

O Vilão Açúcar

Chocolate, bolo de aniversário, quindim, brigadeiro… Os doces são quase irresistíveis, não é? 
A razão em comum é o açúcar, uma substância tão viciante como o álcool e a cocaína. O próprio método que é usado para a sua produção é similar a outras drogas: do extrato de uma planta é feito um pó branco e cristalino, que vicia e dá energia.
Açúcar estraga qualquer dieta, mesmo em pequenas quantidades. Enquanto você vai se alimentando de maneira saudável, é mais fácil resistir a tentação, mas já reparou que comer um pedacinho de chocolate faz disparar um desejo intenso de comer tudo o que é doce? Isso acontece porque o açúcar gera dependência, estimulando exatamente as mesmas áreas do cérebro que as drogas estimulam.
O açúcar é um vilão não só na dieta, mas na saúde, também. Veja a seguir os danos que ele pode causar no seu organismo:
  • Destrói a flora intestinal boa, enquanto alimenta e aumenta as más bactérias e os fungos, como por exemplo a cândida, entre outras.
  • Suprime o sistema imunitário, pois quando você come aquela fatia de bolo Formigueiro, o seu corpo perde momentaneamente a capacidade de responder aos ataques externos, um efeito que dura várias horas. Se uma pessoa comer vários doces ao longo do dia, então o seu sistema imunitário poderá estar continuamente suprimido.
  • Açúcar promove inflamação, o que provoca o envelhecimento precoce, várias doenças e muitas “dores misteriosas.”
  • O açúcar aumenta a insulina no sangue, o que exige o trabalho constante do pâncreas. O desgaste contínuo do pâncreas pode levar ao aparecimento da diabetes, fazendo a pessoa ficar dependente de injeções de insulina por toda a vida.
  • Provoca o acúmulo de gordura no fígado, o que pode causar graves doenças, entre elas a doença hepática.
  • Promove a resistência do organismo ao hormônio da leptina, que é aquele que sinaliza quando estamos saciados e podemos parar de comer. Assim, o açúcar impede que o organismo saiba que já está satisfeito.
  • A digestão do açúcar refinado rouba o organismo de vitaminas e minerais, criando um défice na nutrição, já que o açúcar refinado é uma caloria vazia.
Existem inúmeros danos que o açúcar provoca, que são demais para esta postagem. Muito tem sido estudado por grandes universidades, e o consenso é de que o açúcar faz muito mal à saúde. E se você pensar que só põe um pouquinho de açúcar no seu café, lembre-se que o açúcar entra escondido na sua alimentação através de refrigerantes, sobremesas prontas, sorvetes, molhos, e até mesmo em pães e comidas salgadas, para realçar o sabor. Por isso é sempre muito importante ler a informação nutricional dos alimentos para saber o que realmente está entrando em nossos corpos.
Aqui, o importante é a ação do açúcar sobre os neurotransmissores, causando a dependência química que chamamos de compulsão e que alguns insistem em chamar de gula.
Ainda vou detalhar essa ação.
Mas, fica aqui uma lição: se você está triste, não coma um doce para se consolar. Isso vai fazer ativar a produção de neurotransmissores responsáveis pela sensação de tranquilidade, alegria, e pouco a pouco você se torna dependente.

Encontrei uma série de vídeos bem interessantes no youtube. Esse aqui complementa e explica o que eu disse.

Um comentário:

  1. Oiii minha amiga, andava sem tempo para fazer visitas,mas eu estou aquiiiiiiiiiiiiiiii.
    Nossa o açúcar...pra mim foi o mais difícil. Mas hoje está tudo tranquilo mas sofri muitooooooo, pois meu paladar era muito doce,!
    Faça uma força e tenho certeza que vc consegue tb. bjsssss

    ResponderExcluir