11 de janeiro de 2014

Farinha de Coco

Depois de passar um apuro danado da última vez que comi pão (inchei tanto que precisei comprar roupa e sapato e acordei no dia seguinte com a cara do Fofão...) comecei a pesquisar alternativas para o trigo e a desenvolver receitas. A farinha de coco é uma dessas alternativas. Copiei aqui um artigo que encontrei:



"A Farinha de coco é diferente das demais alternativas ao trigo. Porque tem índice baixo em carboidratos de fácil digestão e não contém glúten. Tem menos carboidratos que a soja e é rica em fibras, tem uma boa fonte de proteína, é quatro vezes maior em fibras que o farelo de aveia, duas vezes maior que o farelo de trigo, e três vezes maior do que a fibra da semente de linhaça moída. Ao contrário de outras fibras, a farinha de coco pode ser usada para fazer produtos de padaria e deliciosos pratos principais que ficam muito mais saborosos do que as alternativas com trigo. Farinha de coco também contém mais proteína do que a farinha de centeio ou milho.



Adicionar a farinha de coco a sua receita favorita:Como a farinha de coco não contém qualquer glúten, se usado para substituir 100% da farinha de trigo da receita base, sua receita vai desmoronar. É o glútem que sustenta a fermentação e dá a textura macia das receitas a base de farinha de trigo. Além disso, independentemente da quantidade de farinha de coco que você usar, você precisa aumentar a quantidade de  líquido da receita, por essa mesma medida. Assim, por exemplo, se a sua receita pede 2 xícaras de farinha de trigo, você pode usar 1 ½ xícaras de farinha de trigo, ½ xícara de farinha de coco e ½ xícara de liquido adicional, tais como leite, água ou suco.




Utilizando 100% de farinha de coco:Como regra, você precisa adicionar cerca de 6 ovos para cada ½ xícara de farinha de coco que você usa em sua receita e necessidade de aumentar os líquidos, porque a fibra absorve muito líquido. Ovos tomarão o lugar do glúten presente no trigo, e ajudar a fibra para ficar juntos. Pode-se também usar Goma Xantana ou CMC para o pão ficar com aquela textura que o glútem dá. Outras pessoas que querem aumentar sua ingestão de fibra, mas não querem assar ou fazer qualquer coisa, adicione a farinha de coco em vitaminas ou smoothies. Farinha de coco é mais palatável em smoothies que qualquer outra fibra.





Baixo teor de carboidratosA farinha de coco é uma alternativa de baixo carboidrato à farinha de trigo. A farinha é rica em fibras e pobre em açúcar e carboidratos. Farinha de trigo processado, por outro lado, é pobre em fibra e rica em hidratos de carbono. Por causa dessa diferença, muitas pessoas que precisam de dietas de baixo carboidrato podem usar farinha de coco para fazer os assados que eles não poderiam comer. É uma das poucas farinhas de baixo carboidrato disponíveis, e tem menos carboidratos e menos gordura do que outras alternativas de baixo carboidrato da farinha de trigo, como farinhas de soja e amêndoa.



Nutritivo
De acordo com o site do Centro de Pesquisa de coco, o coco é um alimento funcional por causa de seu perfil nutricional. Farinha de coco é uma boa fonte de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Uma proção de 100 g, tem 19 g de proteína e 39 g de fibra alimentar. Ele também contém 15 g de vitamina C, 32 mg de cálcio e 10 mg de ferro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário