11 de janeiro de 2014

Maca Peruana

Hoje vamos falar um pouquinho de uma nova conhecida minha: A Maca Peruana.
Muito Prazer!


Numa visita à Zona Cerealista em São Paulo, onde literalmente *p*i*r*e*i*, encontrei a farinha de Maca, da qual já havia ouvido falar, mas sabia pouco a respeito e nunca tinha usado. Comprei!!!
Estudei sobre na net, a divina fonte!, e resolvi misturar à minha MISTURA MÁGICA TURBO (depois falo sobre ela bem direitinho)
A primeira constatação é de que o sabor ficou ok, ou seja, o que já não era uma delícia não chegou a ficar um horror, mas de qualquer jeito, gostosa tenho que ser eu, a comida dá-se um jeito.
Vamos lá:

MACA PERUANA
Nome científico (Lepidium meyenii).
Superalimento que vem dos Andes, tem alto teor proteína, gordura do bem, minerais (cácio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, selênio, ferro), vitaminas (B1,B2,C,E) e fibras. Dá energia e traz uma série de benefícios para a saúde, podendo, inclusive, auxiliar a aliviar dores nas articulações.
Deve ser utilizado por homens e mulheres. 
Para melhorar tudo, é considerado um alimento afrodisíaco!!! O que a faz famosa desde o tempo dos Incas.  Possui nutrientes que participam da formação da libido: magnésio e vitamina E são importantes para a produção de hormônios sexuais e de neurotransmissores que causam sensação de prazer, enquanto o zinco atua para a produção de testosterona; melhora o fluxo sanguíneo corporal e regulariza o equilíbrio sexual. 
Disponível na forma de farinha, pode ser misturada em sucos e vitaminas ou polvilhada na fruta. Indica-se o consumo de uma colher de chá cheia por dia. (sóóó isso!)

Atuante contra o diabetes
Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), a maca peruana pode prevenir o desenvolvimento do diabetes de duas maneiras. "Ela diminui a velocidade da absorção de glicose pelo corpo graças ao alto teor de fibras e também porque inibe a ação de uma enzima que atua no processo de digestão", explica. Isso evita a liberação de grandes quantidades de insulina de uma só vez, o que poderia levar à resistência celular à substância, favorecendo o diabetes.
Aliada no processo de emagrecimento
Os carboidratos, se ingeridos de forma irresponsável, podem se transformar nos grandes vilões do emagrecimento, mas sua ingestão é necessária. 
Quem deseja perder peso de forma saudável deve se preocupar com as calorias ingeridas, priorizando a qualidade dessas calorias, e um plano que alie dieta e exercícios. Assim, embora mais da metade da composição da maca peruana seja de carboidratos (59%), ela pode ajudar quem deseja emagrecer por ser rica em fibras, que aumentam a saciedade, reduzindo o apetite. 
Masssss, não é santa milagreira, salpicar Maca no sorvete, ou fazer farofa pra feijoada não funciona!!! Sem qualquer mudança de hábito não apresentará mudança alguma. Junto com um plano alimentar, por outro lado, pode ser um grande aliado.
Benéfica para o coração
A maca peruana contém ômega 3, que protege a saúde cardiovascular graças a seu efeito vasodilatador e regulador do colesterol. O ômega 9 nela presente também atua sobre o colesterol, diminuindo o nível total e do colesterol ruim (LDL) e aumentando as taxas do bom colesterol (HDL). Para completar, aminoácidos da maca peruana estão envolvidos no controle de gorduras no sangue e da hipertensão.
Auxiliar no tratamento da anemia
Em 100 g de maca peruana é possível obter 16.6 mg de ferro, nutriente que em baixas concentrações no organismo pode levar à anemia ferropriva. A necessidade diária do nutriente varia de 11mg a 8mg para homens e de 15mg a 18mg para mulheres, conforme a idade. O ferro é um nutriente fundamental para a síntese de células vermelhas do sangue e para o transporte de oxigênio. 
Para aumentar a biodisponibilidade do nutriente no organismo, lembre-se de consumi-lo com alguma fonte de vitamina C para ajudar na absorção!
Reforço para a imunidade
A maca peruana também é conhecida por funcionar como um tônico revigorante. De acordo com a nutricionista Roseli, ela é conhecida como uma planta adaptógena, que como o próprio nome sugere, auxiliam na adaptação a condições adversas do ambiente, aumentando a força e a resistência muscular. "Fitoterapeutas afirmam terem bons resultados na recomendação da maca para tratamento de pacientes com Síndrome da Fadiga Crônica", conta.
Inimiga da osteoporose
osteoporose é uma grande preocupação principalmente do público feminino após a menopausa, quando os níveis de estrógeno, hormônio que protege os ossos, diminuem no organismo. "Neste caso, a indicação do uso da maca peruana pode funcionar como uma medida de prevenção da doença, já que 100 g oferecem 150 mg de cálcio". Para se ter uma ideia do que isso significa, vale lembrar que 100 g de leite oferecem cerca de 100 mg do mineral. 
A prática regular de exercícios e a exposição solar saudável também são recomendadas para evitar a osteoporose.
Calmante da menopausa
A maca alivia os sintomas comuns da menopausa, como ondas de calor, sem os efeitos colaterais de tratamentos químico-hormonais disponíveis no mercado. A atuação do alimento sobre os níveis hormonais é, até o momento, a melhor hipótese para explicar a relação. 
Diminuição da fadiga, elevação na libido e barreira contra a desidratação da pele são algumas das características observadas com o consumo do alimento. E é bom também para os meninos, diferente da soja...
Efeito afrodisíaco
Um dos grandes destaques da maca é seu divulgado efeito afrodisíaco. Um estudo publicado no Asian Journal of Andrology e conduzido por um pesquisador da Universidad Peruana Cayetano Heredia, no Peru, observou os efeitos da maca em homens com idades entre 24 e 44 anos durante quatro meses. Os resultados mostraram aumento da quantidade de sêmen, na contagem de espermatozoides e na motilidade espermática. Outras pesquisas destacaram ainda que a ingestão do tubérculo aumentava o desejo sexual e reduzia os níveis de estresse e ansiedade do indivíduo. Acredita-se que o alimento tenha ação sobre o hipotálamo e as glândulas suprarrenais, o que lhe conferiria tais efeitos estimulantes.

Só por essa última já vale a pena!!! 
A Maca passa a ser item obrigatório da minha alimentação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário