19 de janeiro de 2014

Cinco dicas para não fugir da dieta!

Se existe algo que pode ser considerado mais importante que o próprio treino ao gerar resultados, com certeza estaríamos falando da dieta. 


O problema é que seguir uma dieta a risca não é uma tarefa fácil e muitas vezes requer mais esforço do que qualquer outra tarefa do cotidiano. Dieta tem apelo emocional, afetivo, social e não apenas nutricional, o que a torna um verdadeiro desafio. É fácil organizar seu dia e fazer sobrar 1 hora para ir à academia, mas, por exemplo, não tem jeito de convencer sua turma de amigos a riscar a pizzaria ou o churrasco da lista de "diversões"... Daí, a tentação bate forte!

Apesar disso, a dieta é algo que não podemos fugir ou procurar atalhos mais fáceis. A qualidade da nossa alimentação é um fator determinante para nossos resultados, seja para ganhar massa muscular ou perder gordura, e, principalmente, para nossa saúde e qualidade de vida. A seguir veja cinco dicas para se manter firme na dieta e não pular fora no primeiro obstáculo, que achei interessantes e estou tentando seguir:

1.Force a dieta por pelo menos 21 dias
Os primeiros 3 dias são o próprio purgatório! Finja estar numa clínica de reabilitação para viciados em drogas e álcool!

O corpo humano tende a demorar três semanas (21 dias) para se acostumar/habituar a uma situação inédita. Portanto, as primeiras semanas tendem a ser as mais difíceis quando você inicia uma nova dieta, mas se você “sobreviver” por pelo menos três semanas, provavelmente você seguirá a partir daí com muito mais facilidade, já que você já vai estar acostumado com os novos hábitos alimentares.
Veja que são novos "hábitos", logo, para a vida toda!

2.Planeje antecipadamente
Se você, como qualquer mortal, precisa trabalhar e estudar. Você provavelmente não tem tempo de sobra para se dedicar a dieta e isto acaba se tornando o principal problema ao seguir um sistema alimentar. Neste caso (e em qualquer outro), uma das maneiras mais úteis para contornar a situação é planejar as refeições antecipadamente.

Por exemplo: cozinhe frango suficiente para três dias, desfie e armazene na geladeira. Prepare brócolis, limpe verduras, cozinhe 3 batatas doces. Desta forma você terá refeições prontas para qualquer horário, mesmo quando estiver apressado e sem tempo para cozinhar.

Outra estratégia útil seria utilizar um suplemento de proteína com aveia em horários onde seria impossível até mesmo fazer um lanche usando sanduíches.

3.Faça mudanças gradativas
Quanto mais drástica as mudanças na alimentação, maiores são as chances de você desistir. Se você não é um fisiculturista, você não precisa viver só de frango e batata doce. Seja mais flexível nas escolhas dos alimentos, o mais importante é a quantidade de calorias ingerida e se você está atingindo os macronutrientes necessários (carboidratos, gorduras e proteínas).

4.Água é sua aliada
Independente de qual seja seu objetivo, seja ingerir menos calorias para um cutting ou controlar a alimentação para um bulking mais limpo, a água é um ótimo supressor natural de apetite. Ao ter uma “recaída”, considere beber água antes e usar esse meio tempo para planejar uma alimentação mais saudável.
**lembrete: água com ph superior a 7,5!!!

5.Dieta é a base, não há truque nem desculpa que mude isso!
Independente de quantos meios você use para facilitar a dieta, nenhum deles vai ser o suficiente se você não entender que a dieta é a base dos resultados. Fazer dieta para conquistar um objetivo não é algo que possua prazo e que depois do objetivo alcançado você pode abandonar tudo. É algo que precisa ser transformando em hábito e que se encaixe em sua vida, do contrário os resultados nunca virão e nunca durarão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário